pólo de compensação - traduzione in
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

pólo de compensação - traduzione in

PROFUNDIDADE OCEÂNICA
Profundidade de compensação da calcita
  • Relação entre as proporções das principais espécies químicas do sistema carbonato de acordo com o pH da solução. A área azul representa a faixa de variação de pH na água do mar e a seta indica a mudança esperada com a acidificação oceânica.
  • NOAA]]
  • Anomalia de pH na superfície do oceano.

expedição         
BANDA MUSICAL PORTUGUESA
Deixa o mundo girar; Deixa o Mundo Girar; Deixa o Mundo Girar (canção); Expedição; Aprender a Ser Feliz; Longe (álbum de Pólo Norte); Pólo Norte ao Vivo; Jogo da Vida (álbum); Deixa o Mundo girar; Pele (canção); Lista de canções de Pólo Norte; Aprender a ser feliz; 15 Anos (álbum de Pólo Norte); Canções da banda Pólo Norte; Polo Norte (banda); Polo Norte ao Vivo; Deixa O Mundo Girar (canção); António Villas-Boas
{f}
отгрузка (товаров)
regiões polares         
Circumpolar (geografia); Região circumpolar; Regiões polares; Pólo geográfico
полярные территории
regiões polares         
Circumpolar (geografia); Região circumpolar; Regiões polares; Pólo geográfico
полярные территории

Definizione

ДЕ-ЮРЕ
[дэ, рэ], нареч., юр.
Юридически, формально (в отличие от де-факто).

Wikipedia

Profundidade de compensação dos carbonatos

Profundidade de compensação dos carbonatos (em inglês, carbonate compensation depth - CCD) é a profundidade oceânica abaixo da qual a taxa de formação de carbonato de cálcio no sedimento é menor que sua taxa de solvatação. Assim, praticamente não há preservação de sedimento carbonático abaixo dessa profundidade. Há duas formas de carbonato de cálcio no oceano: calcita e aragonita. Consequentemente, o termo pode ser diretamente aplicado a esses minerais. A profundidade de compensação da aragonita refere-se à preservação de carbonatos aragoníticos no sedimento e a profundidade de compensação da calcita refere-se à preservação de carbonatos calcíticos no sedimento. A aragonita, contudo, é mais solúvel que a calcita, de forma que sua profundidade de compensação é menor.

As duas formas de carbonato de cálcio encontram-se supersaturadas nas águas superficiais do oceano. Apesar da saturação do carbonato de cálcio na água diminuir em direção ao oceano profundo, os reservatórios de sedimento carbonático praticamente não se alteram até profundidade da lisoclina. Abaixo dela, a taxa de dissolução do carbonato de cálcio depositado no sedimento aumenta drasticamente. O carbonato de cálcio (CaCO3) no sedimento dissolve-se de acordo com as reações químicas:

C a C O 3   C a 2 + ( a q ) + C O 3 2 ( a q ) {\displaystyle \mathrm {CaCO_{3}\rightleftharpoons \ Ca^{2+}(aq)+CO_{3}^{2-}(aq)} }

C a C O 3 + C O 2 + H 2 O     C a 2 + ( a q ) + 2   H C O 3 ( a q ) {\displaystyle \mathrm {CaCO_{3}+CO_{2}+H_{2}O\ \rightleftharpoons \ Ca^{2+}(aq)+2\ HCO_{3}^{-}(aq)} }

Partículas de sedimento e organismos planctônicos constituídos por carapaças de carbonato de cálcio podem ser encontrados na coluna de água acima da profundidade de compensação dos carbonatos. Se o assoalho oceânico estiver acima dessa profundidade, sedimentos de fundo podem ser constituídos por partículas de carbonato de cálcio conhecidas como vazas calcárias. Se o sedimento oceânico depositado na interface água-sedimento estiver abaixo da profundidade de compensação dos carbonatos, as vazas calcárias se dissolvem e não são preservadas na coluna sedimentar. Com o espalhamento do fundo oceânico através do deslocamento de placas tectônicas divergentes, vazas calcárias depositadas acima da profundidade de compensação dos carbonatos podem ser enterradas ao longo do tempo geológico e levadas para regiões localizadas abaixo da profundidade de compensação. Essa camada de sedimento carbonático que foi enterrada pode ser privada de interação química com a água do mar e preservada mesmo abaixo da profundidade de compensação dos carbonatos.